sábado, 21 de abril de 2012

Saintes Maries de-la-Mer



A pequena cidade de Saintes Maries de-la-Mer (Santas Marias do Mar) está localizada na costa mediterrânea da França, no coração do Parque Natural de Camargue. 
Cercada por imensas planícies cheias de lagos e terras selvagens, a cidade era, inicialmente, uma vila de pescadores grupada em torno da Igreja de Notre Dame de la Mer. Atualmente, é uma cidade cheia de lojinhas e atividades dirigidas aos turistas. No verão, Saintes tem clima quente, multidões, muitas atividades e música! Fora da estação, há o cheirinho do mar, praias vazias, o grito dos pássaros e uma quietude relaxante.A cidade tem vários hotéis e campings e uma enorme variedade de restaurantes e bares à beira mar. A cidade tem muitos locais interessantes para serem visitados e proporciona diferentes atividades para os turistas: praias públicas, praias de nudismo, passeios de barco, pescaria, passeios a cavalo, passeios de bicicleta (diversas lojas alugam), caminhadas, quadras de tênis, teatros e discotecas. Algumas visitas são imperdíveis, como a igreja Notre Dame de-la-Mer, a cripta de Santa Sara:




Em maio, dias 24, 25 e 26, que a cidade atrai adeptos ao turismo religioso e se torna palco de uma festa intrigante e diferente. Católicos Apostólicos Romanos homenageiam Santa Maria Salomé e Santa Maria Jacobé, enquanto ciganos, considerados pagãos, reverenciam Sara que também foi canonizada e é uma santa da Igreja Católica.
Hordas de  ciganos do interior da França e da Espanha chegam, em suas carroças, trazendo toda a família para a peregrinação à Santa Sara Kali. Os ciganos aproveitam a festa para batizar seus bebês, agradecer, se casar ou apenas homenagear Sara. Formam verdadeiros quarteirões de carroças e trailers, organizados à sua maneira nos campings.A imagem de Santa Sara é guardada na cripta da igreja de Notre Dame-de-la-Mer. Antigamente, os ciganos não podiam entrar pela porta principal da igreja, mas tinham um acesso lateral à cripta. Em 1935, conseguiram permissão para levar a imagem da Santa até o mar, cerimônia que passou a acontecer no dia 24, o primeiro dia das festividades. Neste dia, seu andor é carregado pelas ruas da cidade por oito ciganos e o caminho é aberto através da multidão até o mar por doze cavaleiros vestidos de preto que empunham lanças de madeira com pontas metálicas. Esses homens são membros da Ordem de São Jorge, uma confraria cristã fundada em 1512. Quando a santa chega à praia, todos avançam mar a dentro, até a água chegar à cintura. Então, a multidão se cala. Todos rezam e fazem seus pedidos. é um momento mágico! Pouco tempo depois, a imagem de Sara volta à igreja onde, por toda a madrugada, os ciganos fazem vigília apesar do calor intenso causado pelas velas de 60 cm colocadas pelos fiéis. No dia 25, há a festa das Marias e, no dia 26, a do Marquês de Baroncelli, protetor dos ciganos. Neste último dia, a festa fica totalmente pagã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário